Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA MARIA DE DEUS LEAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA MARIA DE DEUS LEAO
DATA: 29/05/2014
LOCAL: SALA DE VIDEO I - CCHL
TÍTULO:

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROCESSO MIGRATÓRIO ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CAMPO MAIOR-PI.

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de geografia. Representação social. Migração.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

Esta pesquisa tem como tema o conteúdo de migrações nas aulas de geografia, considera-se que este conteúdo possui importância singular haja vista tratar-se de algo muito próximo da realidade vivenciada por estudantes do ensino médio. No cotidiano desses jovens brasileiros, principalmente os de escolas públicas, oriundos das camadas populares, há certa urgência na definição da situação profissional. Desse modo, a migração surge como alternativa para ampliar as possibilidades de emprego e melhoria educacional. Este processo é complexo por envolver questões identitárias, econômicas, subjetivas e sociais, partilhadas no cotidiano dos alunos, o que leva a construção de representação social. O ensino de Geografia, como parte integrante da grade curricular tem um papel relevante para a compreensão desse contexto social. Diante disso, o professor é uma peça fundamental no processo de ensino aprendizagem, cuja prática pedagógica deve ser realizada no intuito de construir um conhecimento significativo, contextualizado com o espaço de vivência dos discentes. O objetivo geral da presente pesquisa é analisar as práticas pedagógicas dos professores de Geografia relacionadas ao conteúdo de migração, bem como a contribuição desse fazer pedagógico na construção da representação social do processo de migração entre os alunos da rede Estadual de Ensino do Município de Campo Maior-PI. De forma mais específica verificar a presença do conteúdo de migração no currículo de Geografia da Educação Básica, em âmbito nacional e estadual; conhecer os procedimentos metodológicos realizados pelos professores de Geografia para ministrar o conteúdo de migração e identificar a representação social do processo de migração articulada pelos alunos do Ensino Médio de Campo Maior. A pesquisa será realizada em Campo Maior-PI, por este apresentar um fluxo de migração significativo em relação a outros municípios piauiense. Como suporte teórico este trabalho será embasado na Teoria das Representações Sociais inaugurada por Serge Moscovici, com ênfase na Teoria complementar do Núcleo Central desenvolvida por Jean Claude-Abric. Metodologicamente por ser uma abordagem qualitativa, serão utilizados os seguintes procedimentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionários, entrevistas e o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Os dados do questionário e da TALP receberão tratamento estatístico, sendo que para a TALP se utilizará o auxilio do software EVOC, elaborado por Vergés em 1987. Os dados mais subjetivos serão analisados através da técnica de análise categorial de conteúdo, seguindo o critério semântico, proposta por Bardin (1979). Como hipótese acredita-se que as ações pedagógicas dos professores, muito voltado aos livros didáticos não leva em consideração a experiência vivenciada pelos alunos, desvinculando, assim, o conteúdo de migração do cotidiano dos jovens. Desse modo contribuem para uma idealização do processo de migração, construindo uma representação social pautada no senso comum.

Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Interno - 1167728 - CARLOS SAIT PEREIRA DE ANDRADE
Presidente - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Notícia cadastrada em: 20/05/2014 10:57