Karen da Rocha Oliveira_dissertacao: Internacionalização da educação superior: os fatores de influência no processo decisório de estudantes internacionais da UFPI

RESUMO

OLIVEIRA, Karen da Rocha. Internacionalização da educação superior: os fatores de influência no processo decisório de estudantes internacionais da UFPI. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2018.

Os aspectos da Internacionalização de uma Instituição de Ensino Superior podem ser evidenciados através do processo decisório e dos fatores que atraem (pull) os estudantes a determinada Instituição Federal de Ensino Superior e os fatores que compelem (push) estudantes a deixar seus países natais (ou de proveniência) em função de aspirações educacionais. Este estudo, nesse sentido, buscou analisar processo decisório e perspectivas de alunos internacionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que vivenciaram a institucionalização do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas individuais e interpretados através da análise de conteúdo e análise documental. O estudo elucidou a evolução da política de internacionalização da universidade no tocante ao PEC-G, além de críticas e elogios às iniciativas institucionalizadas no âmbito do UFPI e ainda cinco categorias de análise: Efeito País de Proveniência, Efeito País Anfitrião, Efeito Instituição de Destino, Imagem da Cidade e Razões Pessoais. O trabalho, nesse sentido, contribuiu teoricamente ao indagar acerca do processo decisório de estudantes estrangeiros, contribuiu metodologicamente ao tentar entender em profundidade as opiniões dos entrevistados (perspectiva qualitativa e descritiva) e trouxe também informações úteis a stakeholders da instituição em análise.

Palavras-chave: Estudantes estrangeiros; PEC-G; Internacionalização; Instituições Públicas de Ensino Superior.

Notícia cadastrada em: 25/03/2020 04:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 18/04/2024 10:26