Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO RAMOS DA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO RAMOS DA CRUZ
DATA: 19/08/2022
LOCAL: Exame de Qualificação online - Link shttps:https://meet.google.com/pjc-njeu-nje
TÍTULO: Voltando ao “novo Normal”: Desafios e paradoxos do retorno ao trabalho docente no contexto da pandemia
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho Remoto; Ensino Remoto Emergencial; Professor; Pós-pandemia.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas

A pandemia de covid-19 intensificou a utilização do trabalho remoto na administração pública. Na área educacional, o trabalho remoto docente foi implementado como estratégia para continuação do ensino presencial, que teve que ser bruscamente interrompido. Pesquisas sobre o trabalho dos professores neste período relatam grandes obstáculos. Contudo, apesar de que o período pandêmico não tenha passado e embora seus efeitos e impactos continuem sendo estudados, as universidades federais brasileiras já retornaram às atividades presenciais, em busca de um “novo normal”. Nesse sentido, esse estudo procura analisar os desafios e paradoxos de docentes públicos federais em relação ao retorno às atividades presenciais no contexto da pandemia provocada pela Covid-19.  Para isso, será adotada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando como estratégia o estudo de caso com docentes da Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú. Os dados serão construídos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma online, que posteriormente deverão ser analisados com o auxílio do software ATLAS.ti., à luz da análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os conhecimentos oriundos desta pesquisa podem, no ponto de vista da prática, ajudar a Administração Pública, provendo-lhe informações para auxiliar ulteriores discussões acerca da implementação do trabalho remoto como complementação de carga horária presencial, ensino híbrido, regulação da jornada remota e desafios para manutenção da qualidade de vida dos servidores, além de evidenciar falhas ocasionadas pela implementação sem experiência prévia nem plano de trabalho.

Externo à Instituição - FRANCISCO RICARDO DUARTE - UNIVASF
Presidente - 1703199 - LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
Externo à Instituição - MÁRCIA ZABDIELE MOREIRA - UFC
Notícia cadastrada em: 28/07/2022 14:45