Banca de QUALIFICAÇÃO: BÁRBARA BRÜCKNER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA BRÜCKNER
DATA: 25/05/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO POLÍTICA: ATUAÇÃO DA ESCOLA DO LEGISLATIVO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ (ALEPI)
PALAVRAS-CHAVES: Política. Educação. Participação. Poder Legislativo. Escolas Legislativas. Comunidade.
ÁREA: Ciência Política

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a atuação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí e o seu papel na promoção de educação política, considerando esse conhecimento de fundamental importância para o desenvolvimento de uma consciência social para o coletivo e de uma maior participação política. Para isso, será testada a hipótese de que a Escola do Legislativo do Piauí com seus programas de educação, cursos e outras atividades similares, exerce seu papel, gerando um efeito importante em seus participantes no sentido de torná-los maiores conhecedores do sistema político e também das atitudes políticas congruentes ao sistema democrático, além disso, que a relação da Escola com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, contribui para a dinâmica desse trabalho.

Abordar-se-á neste Estudo de Caso, a relação entre o poder legislativo, a escola legislativa e o público atendido, além de outros fatores que podem explicar o nível de engajamento, interesse e participação desses atores. Esse estudo procura apresentar a educação política como uma variável explicativa relevante na formação das pessoas, mas busca também evidenciar que outros fatores influenciam nessa formação, buscando responder as seguintes problemáticas: A Escola Legislativa tem exercido seu papel de promover educação política aos cidadãos ou visam educar estritamente seus corpos burocráticos? Existem entraves para que esse trabalho seja desenvolvido plenamente?

Interno - 010.334.130-70 - BRUNO MELLO SOUZA - UFPI
Interno - 074.859.086-26 - HELGA DO NASCIMENTO DE ALMEIDA - UNIVASF
Presidente - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Notícia cadastrada em: 11/05/2023 09:46