Notícias

Banca de DEFESA: ANTONIO SILVIO KELLY LIMA FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO SILVIO KELLY LIMA FREITAS
DATA: 22/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ELEIÇÕES PÓS-WEB: OS GASTOS COM CAMPANHA ON-LINE NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS BRASILEIRAS DE 2020
PALAVRAS-CHAVES: internet; eleições; gastos de campanha; campanha online; redes sociais online.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo central tratar a temática das campanhas online como importante instrumento de mobilização e impulsionamento de visibilidade por atores políticos envolvidos no cenário das campanhas eleitorais nos últimos anos, analisando os gastos com campanha online nas candidaturas majoritárias das eleições municipais brasileiras de 2020. Partimos da seguinte questão de pesquisa: diante da ampliação de acesso à internet e uso intensivo de redes sociais online, acompanhado das mudanças recentes no arcabouço institucional brasileiro, no âmbito da legislação eleitoral, de que forma os gastos com campanha online foram capazes de alterar o padrão de gastos de campanha nas eleições majoritárias municipais brasileiras de 2020? Essa mudança ocorreu de forma homogênea em todo território nacional? Maior acesso à internet significa mais gasto com campanha online? Diante de um universo que reúne as 5.568disputas eleitorais realizadas nos municípios brasileiros em 2020, realizamos a coleta de dados em três diferentes repositórios de dados: Repositório de Dados Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o repositório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), e dados da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Com isso, reunimos todos esses dados numa fonte única, com a utilização do software R, onde foi realizado a otimização e análise dos dados a partir das variáveis selecionadas: porte eleitoral do município; região do país; orientação ideológica; eleitos e não eleito; gênero; cor/raça; e acesso à internet. A partir da análise descritiva verificou-se que, ainda que os gastos com campanha online representem uma pequena fatia das despesas totais, seus valores ocupam um lugar de destaque quando comparados com outros tipos de despesas de campanha. Os gastos com campanha online não ocorreram de forma homogênea em todo território brasileiro. E o resultado demonstrou uma correlação forte entre gasto com campanha online e acesso à internet.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 010.334.130-70 - BRUNO MELLO SOUZA - UFPI
Externo à Instituição - Joyce Miranda Leão Martins - UFAL
Interno - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Notícia cadastrada em: 25/05/2023 16:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 07/05/2024 09:51